Lojas virtuais (e-commerce)

As vantagens de uma loja virtual em relação a uma loja convencional estão relacionadas ao horário de funcionamento e custos de abertura e manutenção da loja. No comércio eletrônico estes custos caíram muito, existindo até opções pré-prontas em empresas que vendem hospedagem. Porém, dependendo da necessidade de quem irá montar a loja, o melhor caminho é produzir uma loja virtual de acordo com a sua necessidade.


Todos os resultados são mensuráveis, em tempo real, em uma loja de comércio eletrônico. As compras realizadas geram informações preciosas de cada cliente que podem ser utilizadas na tomada de decisões importantes.


A estrutura que está nos bastidores de cada venda no varejo convencional, continua sendo necessária no comércio eletrônico. É preciso ter um responsável por tecnologia (serviço que pode ser terceirizado), um responsável pela confirmação de pagamentos de boletos, cartões de crédito e débito, um responsável pela separação dos pedidos e controle do estoque (que inclusive alimenta o banco de dados do site para classificar produtos como esgotados e disponíveis), emissão de nota fiscal, entrega (correios e transportadoras).